Associando-se ao Ano Europeu do Cidadão, o projeto In.ON desenvolvido pela CERCI Braga e co-financiado pelo programa Juventude em Ação levou à Junta de Freguesia de Maximinos um grupo de jovens com e sem deficiência.

A visita contou com a participação do Sr. Presidente de Junta, Seco Magalhães, que para além de dar a conhecer as competências e atividades da autarquia local, desde a área do emprego, ao desporto e ação social, foi ainda centro das atenções dos participantes sobre o papel do político e autarca.

Numa sessão animada, incentivar à plena participação e envolvimento dos jovens, foi explicado o papel da autarquia local de Maximinos e o processo de eleição dos órgãos que constituem uma junta de freguesia, não deixando de parte as conhecidas “campanhas de marketing político” que Seco Magalhães protagonizou, bem como o papel da proximidade dos políticos aos cidadãos e não pode, nem é, substituível.

O projeto Inclusão On (In.On) visa promover a inclusão de jovens com deficiência intelectual em Braga, apoiado pelo programa Juventude em Ação, no eixo Juventude para a Europa.

Esta iniciativa decorreu no âmbito do primeiro workshop do In.ON envolverá diretamente cerca de 60 jovens com e sem deficiência, bem como a comunidade local, num projeto que durante 154 dias serão realizados quatro workshops sob o tema da “Participação Cívica e Vivência Democrática”.

Este workshop será replicado em grupos distintos com 15 elementos cada, visando a emancipação e auto-determinação dos jovens com e sem deficiência, tendo como próxima visita a Junta de Freguesia de S. Vitor e em seguida outras entidades de carácter local até europeu prevendo um visita ao Centro Europe Direct no próximo mês.