A CERCI Braga lança o projeto Inclusão On (In.On) visando promover a inclusão de jovens com deficiência em Braga, sendo apoiado pelo programa Juventude em Ação, no eixo Juventude para a Europa.
O In.ON envolverá diretamente cerca de 60 jovens com e sem deficiência, bem como a comunidade local, num projeto que durante 154 dias serão realizados quatro workshops sob o tema da “Participação Cívica e Vivência Democrática”, sendo que mesmos serão replicados em quatro grupos distintos com 15 elementos cada, abordando temas como a emancipação e auto-determinação dos jovens com e sem deficiência.

Associando-se ao Ano Europeu do Cidadão, o objetivo do projeto é incentivar à plena participação e envolvimento dos jovens como cidadãos portugueses mas também europeus detentores de direitos e deveres, bem como, fomentar a solidariedade entre pares em busca de um crescimento mais inclusivo, promotor de uma maior coesão social mas também de um maior sentido de pertença à Europa.

Como parceiros do projeto estão desde já a escolas EB 2,3 André Soares, a EB 2,3 de Palmeira, a associação APECDA, e outros projetos parceiros como o projeto T3tris.2, estando ainda em aberto a possibilidade de inscrições.

O projeto tem ainda a especial colaboração do Centro Europe Direct de Ponte de Lima, onde será dinamizado o workshop sobre a União Europeia, tendo sempre como base o conceito de cidadania europeia uma visita.

Adoptando metodologias da educação não formal, centrada, portanto, num processo de aprendizagem e aquisição de conceitos em espaços não-formais, o diálogo e a educação de jovens para jovens assume um papel preponderante, onde o recurso a ferramentas e técnicas de trabalho diversificadas como dinâmicas de grupo, documentários em vídeos, brainstorming, role-playing, visitas exploratórias a órgãos formais de decisão serão realizadas.

O In.ON permitirá ainda desenvolver redes de solidariedade e de respeito pela diversidade, assim como, proporcionar momentos de partilha de experiências e opiniões com vista à mudança e à construção de uma sociedade mais inclusiva.