O Jantar Solidário da CERCI Braga, ultrapassou as expectativas reunindo mais de 320 pessoas, numa ação que reverte para o financiamento das obras do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) a instalar na antiga EB1/JI de Navarra, que avança nos próximos meses.
“Este jantar teve dois objetivos: primeiro, aproximarmo-nos da comunidade num momento importante como o que vivemos; segundo, a angariação de fundos para terminarmos as obras no CAO – Centro de Atividades Ocupacionais, em Navarra, que vai permitir alargar a nossa resposta para 30 utentes”, referiu Vera Vaz, Presidente da CERCI Braga.
Este assinalar do 4º aniversário da cooperativa social – que pretende contribuir para a congregação e articulação de esforços no sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e multideficiência – referiu a importância da comunidade Bracarense (cidadãos, instituições e dezenas de empresas parceiras) na sobrevivência da atual resposta que atende a situações de emergência.
O Sameiro Eventos, num jantar com o apoio do Grupo Imperial, foi palco de um momento animado e de celebração para todos os participantes, contando com a apresentação de Ana Viriato, e com a atuação dos Fado in Bossa, o mágico Daniel Guedes, Miguel Bello (Lulla Bye) e a DJ Ana Feel, que se juntaram à causa.
Um dos momentos da noite foi a atuação do projeto de dança “Sinrone”, por Diana Azevedo & Rui Reisinho, que sensibilizou toda a assistência com demonstração artística e inclusiva.
O contributo do evento para a angariação de fundos contou ainda com um sorteio de alguns artigos especiais. Desde logo, duas telas do artista plástico Santiago Belacqua – umas das quais pertencente à exposição Portugal Monumental e uma segunda tela da coleção realizada para a Fundação Amália Rodrigues, cedida por esta à CERCI Braga.
Do sorteio fizeram ainda parte um exemplar único e artesanal da Senhora do Leite produzido pelo Atelier Viana Cabral, um cavaquinho autografado pelo Júlio Pereira, doado pela ArtiMusica, CD da fadista Isa de Castro, um livro “As Vozes em Mim” da escritora bracarense Fabíola Lopes, e uma edição dos vinho Bonina – especial dia dos namorados, e a oferta de dois vouchers, respectivamente da Casa de Pasto das Carvalheiras e do Espaço R&S.
Outra das parcerias apresentadas, foi a entrega de perfumes solidário Ydentik, de nome “A Scent of a Mob”, em parceria om o movimento Dish Mob Braga, que através de Daniel Vilaça e Jorge Oliveira, deram a conhecer um projeto único e solidário do qual ainda se ouvirá falar nos próximos tempos.
A finalizar o evento, tomou a palavra o Diretor regional de Braga da Segurança Social, Rui Barreira referindo que “estivemos sempre próximos da CERCI desde o início. Mesmo sem as instalações, a CERCI tem feito o seu caminho de forma assinalável, cumprindo sempre os objetivos a que se propõe. Acredito que, após a construção do CAO, poderá fazer um trabalho ainda melhor e com melhores condições”.
O projeto para as necessárias obras no espaço, está em fase avançada, a ser desenvolvido em total articulação com as diferentes entidades, e em particular com a Segurança Social, no sentido de fazer cumprir todos os requisitos desta resposta social considerada urgente.
Vera Vaz, referiu que “os contactos com a Segurança Social são sempre feitos na esperança que o acordo se concretize e é esse o feedback que temos recebido da instituição. Acreditamos que, após a conclusão do CAO – Centro de Atividades Ocupacionais, poderemos começar a receber o apoio do Estado”.
A CERCI Braga, encontra-se assim mobilizada para a concretização do CAO, preparando simultaneamente o programa estratégico para os próximos anos que irão passar por novas respostas, como desejado lar residencial para pessoas com deficiência intelectual e multideficiência, bem como, novos projetos junto da comunidade.
Juntando-se ao esforço da CERCI Braga, o Vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Firmino Marques, reforçou que “a decisão de entregar a escola EB1/JI de Navarra à CERCI Braga foi, acima de tudo, justa, pelo trabalho que tem desenvolvido ao longo dos últimos anos. O novo CAO de Navarra criará uma nova centralidade na freguesia”.
“O Lar Residencial será o próximo sonho que temos obrigação de concretizar. Nem o município, nem o Governo são indiferentes às necessidades das pessoas com deficiência e das instituições que as apoiam”, disse.