Emergência de respostas define prioridade para novas instalações

Terminada a campanha do Pirilampo Mágico 2014, a CERCI Braga- Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades, CRL vem a público agradecer o envolvimento da comunidade que mais uma vez verificou, nesta campanha anual, promovida pela FENACERCI (Federação Nacional das CERCI’s) numa parceria entre a RDP – Antena 1.

Em apuramento final da campanha, adianta-se que foram adquiridos cerca de 14.000 pirilampos e 3.000 pins, entre 3 a 25 de Maio, envolvendo mais de 50 escolas, 20 associações, 30 empresas, e demais instituições que aderiram à campanha, bem como às dezenas de voluntários que se dedicaram ao sucesso desta campanha.

A Campanha do Pirilampo Mágico 2014, foi dinamizada pela CERCI Braga, pretendendo não só a angariação de fundos, atualmente única via de sustentabilidade, que permite assegurar a continuidade e melhoria das respostas sociais, mas também, e de uma forma mais abrangente, envolver as comunidades e desperta-las para a inclusão das pessoas com deficiência.

O envolvimento de toda a comunidade, sentida desde o primeiro dia da campanha, com as milhares de pessoas que participaram na Caminhada Mágica, permitiu a angariação de fundos para a persecução dos objetivos da cooperativa assim como cumprimento de um objetivo maior que é o da sensibilização para a aceitação da diferença.

“Pirilampo Mágico acende a nossa esperança!” – lema da campanha 2014

O resultado desta campanha e, no paradigma atual com falta de estruturas, programas e apoios institucionais para jovens/adultos com deficiência intelectual e multideficiência, coloca a CERCI Braga na persecução dos objetivos que definiram a sua criação em 2011.

Atualmente a CERCI Braga dá resposta de emergência a quase 20 jovens com deficiência intelectual e multideficiência, que se encontra em risco por dificuldade de sustentabilidade não podendo atender a mais casos que se encontram sinalizados e em lista de espera.

A cooperativa de pais e técnicos ligados a esta causa, e respetivas famílias e amigos, estão empenhados em reunir as condições e financiamento necessários para concretização do Centro de Atividades Ocupacionais e Lar residencial para pessoas com deficiência.

É na necessidade de resposta social, insuficiente e/ou inexistente na área da deficiência, que se configura, cada vez mais, uma emergência social no concelho, que a CERCI Braga tem procurado ativamente junto da comunidade e da Câmara Municipal de Braga, que mostrou desde cedo e publicamente abertura, para a identificação dentro dos espaços já existentes e disponíveis no imediato, que possam acolher a resposta de lar e CAO no concelho de Braga.

Tem sido fantástico o apoio da comunidade e certamente conseguiremos junto da Câmara Municipal de Braga, com quem já estamos a trabalhar há algum tempo, e junto da Segurança Social, para encontrar uma solução para o atual drama de muitos jovens e suas familias.” – afirmou Luís Godinho, Presidente da direção da CERCI Braga.

Esta pretensão encontra-se em avaliação e vai de encontro igualmente com a definição dos futuros apoios comunitários para equipamentos sociais, esperando-se definições que possam ser apresentadas à Segurança Social, enquanto entidade tutelar, e restantes entidades envolvidas na garantia de respostas para o público-alvo.

Foto Wapa – https://www.facebook.com/Wapaphoto