Arranca hoje, 13 de Maio, com duração até dia 4 de Junho, a angariação de fundos em favor das CERCI e outras organizações congéneres, envolvendo cerca de 100 Organizações sem fins lucrativos e mobiliza milhares de pessoas entre familiares, técnicos e cidadãos anónimos.

Azul turquesa é a cor do Pirilampo Mágico de 2013, que será apresentado hoje na sessão oficial de Abertura Nacional da Campanha Pirilampo Mágico, a realizar-se a bordo do Navio Cruzeiro Opera, que contará com o Autorrepresentaste da CERCI Braga – Filipe Pereira, para além da presidente da FENACERCI – Julieta Sanches, o Presidente do Conselho de Administração da RTP – Dr. Alberto da Ponte, a Madrinha da Campanha – Dr.ª Maria Cavaco Silva.

A Campanha Pirilampo Mágico é uma campanha realizada anualmente, em parceria com a RDP – Antena 1 e toda a sua organização é promovida pela FENACERCI (Federação Nacional das CERCI’s), tendo como lema em 2013 – “Ilumina o teu Mundo!”.

O Pirilampo Mágico é hoje um dos maiores, senão o maior símbolo de solidariedade social em Portugal. A causa social a que está associado – o apoio a pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência -; o trabalho desenvolvido pelas CERCI`s a nível nacional; a familiaridade e laços afetivos estabelecidos com os cidadãos portugueses á mais de duas décadas, conferem a este ícone um estatuto de grande credibilidade e impacto mediático que muito tem contribuído, por via da angariação de fundos, para o sucesso das intervenções que vêm sendo desenvolvidas junto deste tipo de população.

Pela primeira vez, esta campanha terá como um dos beneficiários a CERCI Braga, que desde a sua constituição tem promovido todos os esforços para diagnosticar e criar estruturas de apoio, tendo como objetivo prioritário a criação de um centro de atividades ocupacionais e lar residencial por forma a garantir um conjunto de resposta que permita um acompanhamento contínuo e permanente a pessoas com deficiência intelectual e ou multideficiência e suas famílias.

Mais uma vez, e no paradigma atual, com falta de estruturas, programas e apoios institucionais, a CERCI Braga recorre à comunidade, tendo desde já a colaboração de perto de uma centena de instituições, entre escolas primárias, EB 2/3, Secundárias e Profissionais, Associações de estudantes e académicas, Juntas de Freguesia aderentes, estações de correios da Rua do Raio e St.ª Tecla, empresas e espaços comerciais, onde o Pirilampo Mágico está já à venda, cumprindo igualmente o objetivo de sensibilização para a causa.

Este é uma campanha de elevada importância para a CERCI Braga que necessita avançar no curto prazo com obras de adaptação no Centro de Recursos Psicossociais para Pessoas com Deficiência Intelectual e Multideficiência, localiza-se Rua Damião de Góis, 227 CV, procurando integrar mais pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência.