A caminhada mágica, no passado sábado, marcou o arranque da 28ª Campanha Nacional do Pirilampo Mágico. Com início na Avenida Central e chegada no Parque da Ponte, a caminhada passou por diversas ruas como a Rua de São Victor, D. Pedro V, Frei Bartolomeu dos Mártires, e ainda pela via ciclável do Rio Este. O tempo estimado para efectuar o percurso foi 60 minutos e a intenção foi iluminar a noite com a luz dos pirilampos mágicos.
Firmino Marques, vice-presidente da Câmara de Braga, congratulou-se com a enorme adesão da “comunidade viva de Braga” a esta causa e reiterou a disponibilidade do Município de Braga para estar ao lado daqueles que mais precisam. “A CERCI Braga tem feito um esforço enorme no sentido de implementar apoio a crianças, jovens e adultos que necessitam de apoio específico. Iniciativas como estas ajudam a CERCI Braga a municiarem-se das condições necessárias ao desenvolvimento do seu tão importante trabalho.”
Luís Braga, presidente CERCI Braga, referiu que, embora a angariação de fundos seja fundamental, um dos principais objectivos desta caminhada foi “mostrar à comunidade a existência destas causas.”
“É notável a adesão extraordinária aqui registada, sentir todo esse envolvimento de cidadãos Bracarenses, de instituições, da Câmara Municipal de Braga, de imensas empresas… É essa energia de todos os participantes, que estão aqui de boa vontade e com um sentimento de ajuda, que revela o principal objectivo desta caminhada.”
Esta caminhada contou com o apoio e colaboração da Uselabel, HMDesign, associação Synergia, Equipa Espiral, Núcleo de Escuteiros de Braga, Dance Project, Sons da Suévia, Framework Lab, Agência Abreu, McDonalds, Construções Artur Alves Freitas, Domingos Pedrosa Barreto, bem como o apoio da Câmara Municipal de Braga, Junta de Freguesia de São Vitor e União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade. O sucesso da caminhada mágica foi possível com o apoio destas entidades e dos técnicos e voluntários que acompanham a CERCI Braga.
A 28ª Campanha Nacional do Pirilampo Mágico estende-se até ao dia 25 de Maio, com o lema “Pirilampo Mágico acende a nossa esperança!”, e tem como principal objectivo envolver a comunidade e sensibilizar a população para a deficiência intelectual ou multideficiência.
A Campanha do Pirilampo Mágico 2014, será dinamizada pela CERCI Braga em 6 concelhos (Braga, Vila Verde, Amares, Terras de Bouro, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez), pretendendo não só a angariação de fundos que permita assegurar a continuidade e melhoria das respostas sociais, como de uma forma mais abrangente, envolver as comunidades e desperta-las para a inclusão das pessoas com deficiência.
Mais uma vez, e no paradigma atual, com falta de estruturas, programas e apoios institucionais, a CERCI Braga recorre à comunidade, tendo desde já a colaboração de perto de uma centena de instituições, entre escolas primárias, EB 2/3, Secundárias e Profissionais, Associações de estudantes e académicas, Juntas de Freguesia aderentes, estações de correios da Rua do Raio e St.ª Tecla, Câmaras Municipais, Núcleo de Escuteiros de Braga, empresas e espaços comerciais incluindo Braga Parque, Minho Center, onde o Pirilampo Mágico estará à venda, cumprindo igualmente o objetivo de sensibilização para a causa.