A CERCI Braga realizou de 21 a 25 de Julho, pelo segundo ano consecutivo, um campo de férias em Vilarinho da Furnas.

Foram proporcionadas a 15 jovens/adultos com deficiência intelectual e multideficiência, atividades recreativas, desportivas e essencialmente em contato com a natureza. Entre outras foram feitas visitas ao Museu da Geira e Parque das Termas, caminhadas, piqueniques, passeio a cavalo e muitos mergulhos nas lagoas.

O apoio do Instituto Nacional de Reabilitação, da União de Freguesias de S. João do Souto e S. José de S. Lázaro, da Câmara Municipal de Terras de Bouro e dos grupos desportivos Leões das Enguardas e Santa Tecla permitiu, “dar oportunidade a estes jovens e adultos de usufruírem de um período de lazer e bem-estar, promovendo o seu desenvolvimento e estimulando as suas competências, com atividades recreativas, num ambiente de alegria onde podem conviver e experienciar em pleno as suas férias de ve rão, como qualquer jovem ou adulto da sua idade. O acompanhamento qualificado é assegurado por técnicos da instituição e voluntários, o que se revela fundamental para atingir o objetivo final: a plena inclusão e participação destes cidadãos na sociedade e fomentar na comunidade a convivência com diferença”, afirma Vera Vaz, diretora da CERCI Braga, acrescentando que “outro dos grandes objetivos é proporcionar um período de descanso às famílias, que são cuidadores permanentes” e na maioria dos casos que acompanham com redes sociais limitadas ou inexistentes.

Outra das lacunas apontadas pela cooperativa e que se apresenta como uma necessidade urgente são as respostas às famílias de crianças com deficiência, que continuam a sentir uma grande lacuna durante as férias escolares por não existirem atividades que se adaptem às suas necessidades e que se revelem inclusivas.