Com o lema “Por Uma Ideia Solidária de Futuro” foi apresentada em Braga a Campanha do Pirilampo Mágico 2012, que irá decorrer até 27 de Maio, um pouco por todo o país.

Esta iniciativa da Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI) e das suas associadas CERCI Braga e CERCIGUI contou com o apoio Braga 2012: Capital Europeia da Juventude e estendeu-se por todo o centro histórico com a animação da Companhia do [EM]CAIXOTE.

Foi especialmente a juventude que trouxe a Braga a FENACERCI, tendo aproveitado a apresentação da 26.ª campanha Pirilampo Mágico para a assinatura de um protocolo de colaboração com a Agência Nacional de Gestão do Programa de Juventude em Acção, uma componente de promoção da cidadania activa dos jovens, da solidariedade e da inclusão social.

O protocolo será agora dado a conhecer às 53 cooperativas associadas da FENACERCI, que representam e prestam apoio a 8.500 crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e multideficiência e suas famílias.

A assinatura do protocolo possibilita a formação e informação permanente no âmbito das acções do Programa Juventude em Acção, bem como a dinamização de actividades e eventos que visem a participação cívica dos jovens e favoreçam a inclusão social e a plena participação das pessoas com deficiência ou incapacidade na sociedade.

A Braga 2012 apelou aos bracarenses para ajudarem a causa através da aquisição do Pirilampo Mágico, à venda na loja oficial da CEJ.