A CERCI Braga realizou a apresentação pública do projeto-piloto BOMBAR’TE, que pretendeu facilitar a Inclusão Social no período de transição pós-escolar de jovens com necessidades educativas especiais, recorrendo à música e à expressão dramática e corporal.
Na apresentação realizada no Museu dos Biscainhos, uma sala cheia, com familiares, parceiros e cooperadores, viram-se os resultados de quatro meses de trabalho com mais de 20 jovens com deficiência intelectual e multideficiência, de estimulação e promoção de momentos de aprendizagem, respeitando os ritmos individuais, e o desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural de cada jovem.
Este projeto da CERCI Braga, cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, contou com a parceria Prof. Rui Rodrigues, na música e percussão, e com o Tin.Bra – Grupo de Teatro Infantil de Braga, para além da colaboração do Museu dos Biscainhos onde se realizaram vários ensaios e a apresentação final.
O projeto BOMBAR’TE parte de que a música e expressão dramática e corporal, possuem particularidades estruturais e organizadoras como a interação grupal e sentimento de responsabilidade coletiva que fazem delas, um facilitador da construção das bases de socialização e da cidadania.
Para além do sucesso da apresentação, que envolveu inclusive o público muito participativo, ficou o compromisso dos parceiros de dar seguimento ao projeto.
Este grupo de jovens, com novas competências artísticas e musicais, pretende tornar-se um cartão de apresentação, na promoção da inclusão e participação cívica e angariação de fundos para concretização do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) essencial na continuidade do trabalho desenvolvido pela CERCI Braga.