A III Conferência Vozes da Inclusão – Caminhos Inclusivos: dos Direitos da Convenção ao quotidiano é um espaço de reflexão, partilha e diálogo sobre os desafios e as oportunidades da construção de uma sociedade mais inclusiva. Dirigida a profissionais, investigadores, estudantes, famílias e à comunidade, a conferência promove o encontro entre diferentes perspetivas e experiências em torno da inclusão das pessoas com deficiência.
Ao longo do programa serão abordados temas fundamentais, como a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a implementação da Estratégia Nacional para os Direitos das Pessoas com Deficiência 2026–2030, os desafios da inclusão das pessoas autistas, a comunicação aumentativa, a regulação sensorial e a promoção da participação ocupacional, bem como, o contributo das práticas artísticas e da dança para a participação, a inclusão e o fortalecimento das comunidades.
A conferência integra ainda momentos culturais dinamizados pela CERCI Braga, proporcionando um espaço de aprendizagem, debate e inspiração para todos os que acreditam numa sociedade mais justa, acessível e inclusiva.