Apresentação Oficial da Campanha do PIRILAMPO MÁGICO ’15

A CERCI Braga – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades – dinamizará, de 9 a 31 de Maio, a 29ª Campanha Nacional do Pirilampo Mágico a nível local. O arranque da campanha irá decorrer com a realização da segunda «Caminhada Mágica», marcada para o dia 9 de Maio, pelas 20h, na Avenida Central. O destino é o Parque da Ponte, e o tempo estimado para efectuar o percurso de cerca de 5km é de 60 minutos. A intenção é iluminar a noite com a luz dos pirilampos mágicos.

A segunda «Caminhada Mágica» a realizar em Braga encontra-se inserida na campanha de angariação de fundos para a concretização das obras do Centro de Actividades Ocupacionais, na freguesia de Navarra. O CAO da CERCI Braga deverá responder a 30 jovens e adultos com deficiência intelectual e multideficiência da região de Braga, actualmente sem qualquer retaguarda.

Vera Vaz, representante da CERCI Braga, referiu que a realização desta caminhada irá ajudar a criar respostas numa área de actuação que considera deficitária no Concelho. “Vamos começar a trabalhar também com a integração socioprofissional de alguns dos nossos utentes nas empresas do grupo DST, que agora é também nosso parceiro”.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, assinalou a importância de associações como a CERCI Braga, pois que são aquelas que intervém na esfera social. “É com o esforço e o trabalho dessas instituições que, paulatinamente, vemos também neste plano o concelho de Braga a conseguir dar uma resposta ainda mais adequada para múltiplas situações, nesse caso em particular no apoio a jovens e adultos portadores de deficiência”.

O Edil Bracarense aludiu, ainda, à capacidade de mobilização, e até de sensibilização, por parte da CERCI, do conjunto da comunidade “para realidades que nos estão à porta, e que são a realidade de muitas famílias de Braga, para as quais, infelizmente ainda não temos uma resposta cabal no Concelho”.

Vera Vaz recordou que “o Pirilampo Mágico é hoje um dos maiores símbolos de solidariedade social em Portugal. O envolvimento da comunidade permite a angariação de fundos para a persecução dos objectivos das cooperativas, assim como o cumprimento de um objectivo maior, que é o da sensibilização para a aceitação da diferença”.

Ainda no âmbito da Campanha Nacional do Pirilampo Mágico, a CERCI Braga entendeu envolver, nesta que é a segunda edição local do projecto, as escolas do Concelho, através do concurso «O Nosso Pirilampo». O concurso tem como objectivo que as escolas construam um pirilampo iluminado e colorido, com base em material reutilizado, que estarão expostos ao longo do percurso da caminhada.

A inscrição na «Caminhada Mágica» pode ser feita nas instalações da CERCI Braga e outros locais (consultar locais de venda), tem um custo de 5€ e inclui um pirilampo, um pin e uma t-shirt. Os kits podem ser adquiridos no ponto de encontro da Caminhada, na Avenida Central, ao longo do dia 9 de Maio. O pirilampo estará à venda no comércio local, e também nas escolas.

Mais informações: http://cercibraga.pt/comunidade/caminhada_magica15/

GALERIA DE FOTOS: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.980998245266245.1073741920.367050316661044&type=1

APOIOS: